IAP Patologia - Peri operatório de congelação

A consulta perioperatória, mais conhecida como Congelação, tem duas modalidades:

  • A análise de adequacidade (também conhecida como ROSE – rapid on site evaluation) conta com o patologista em sala no momento de uma biópsia ou PAAF para avaliar a viabilidade do material coletado durante o procedimento, a fim de otimizar a qualidade da amostra para diagnóstico posterior.
  • A congelação é solicitada pelo cirurgião ou cirurgiã, quando é necessário responder a uma pergunta durante a cirurgia, cuja resposta do patologista irá impactar no curso da operação. O patologista recebe um fragmento ou peça cirúrgica para ser avaliado, sendo que o congelamento permite obter fragmentos de maneira imediata para a análise microscópica. Alguns exemplos incluem linfonodos sentinelas de mama, nódulos tireoideanos suspeitos, tumores pulmonares, lesões ovarianas, margens de lesões de pele, entre outros.

Tempo é o fator de maior relevância no perioperatório, pois a equipe cirúrgica precisa de uma resposta tão rápida quanto possível, de forma a reduzir o período em que o paciente permanece sob analgesia ou anestesia. Para isso a equipe do iAP está disponível para deslocamento até a sala cirúrgica. Nosso corpo médico possui ampla experiência neste procedimento e equipamento de móvel de congelação.